terça-feira, 14 de setembro de 2021

Ceará apresenta diminuição nos índices de vacinação de crianças de até 1 ano de idade

(foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Ceará tem registrado queda nas coberturas vacinais em crianças com 1 ano ou menos de idade. Em 2021, 58,8% das crianças dessa faixa etária foram imunizadas contra a tuberculose. Nos anos anteriores, a BCG, vacina que previne a doença, alcançou 64,9% (2020) e 99,2% (2019) da população deste perfil.


Os imunizantes menigocócica C, pentavalente, pneumocócica, poliomelite e tríplice viral também ficaram abaixo do percentual recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), que estipula cobertura vacinal de, pelo menos, 90%.


 

 (Foto: Divulgação/Governo do Ceará)

Esta cobertura equivale à proporção de crianças menores de um ano que receberam o esquema vacinal completo em relação aos menores de 1 ano existentes na população. Os dados foram extraídos do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.


Segundo a orientadora da Célula de Imunização da Sesa, Kelvia Borges, os índices são preocupantes. Ela afirma que a proteção iniciada em recém-nascidos e crianças é para a vida toda, e que a melhor maneira de investir na saúde é por meio da vacinação.


As vacinas inseridas no calendário de imunização do órgão federal estão disponíveis nos postos de saúde em todos os municípios cearenses. “Temos um dos mais completos programas de vacinação e de graça”, afirma Borges.


*Da redação do BFJR, com O POVO.