quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Ceará decide manter vacinação contra Covid-19 de adolescentes sem comorbidade


Os adolescentes entre 12 e 17 anos do Ceará que não têm comorbidade vão continuar sendo vacinados contra Covid-19 no Ceará. A decisão foi tomada nesta quinta-feira em reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-CE), que reúne secretarias municipais e governo do estado.

Nesta quarta-feira (15), o Ministério da Saúde publicou uma nota informativa em que volta atrás sobre a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. Contudo, a decisão estadual decidiu não acatar a orientação ministerial.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que a Pasta e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado (Cosems-CE) apoiam o posicionamento do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) de cobrar posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária sobre a autorização de uso do imunizante Pfizer no público entre 12 e 17 anos com ou sem comorbidade.

O órgão estadual também reiterou que a Nota de Recomendação de Suspensão da vacinação de adolescentes emitida pelo Ministério da Saúde foi baseada em uma decisão unilateral. Os órgãos solicitam uma discussão pactuada do assunto em Comissão Intergestora Tripartite (CIT) entre União, estados e municípios.

*Da redação do BFJ, com G1.