sábado, 11 de setembro de 2021

Estudo investiga infecção por Covid-19 em animais silvestres no Ceará


No Ceará, foi iniciado um estudo de campo para investigar a detecção do vírus Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19, em animais silvestres. Nesta etapa, a pesquisa está analisando a presença do vírus em morcegos no Estado.

O projeto “Detecção de coronavírus em animais silvestres” é coordenado pelo pesquisador da Fiocruz Ceará José Luis Passos Cordeiro, em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Museu Nacional (UFRJ) e Museu de História Natural do Ceará (MHNC/Uece).

Inicialmente, os animais estão sendo capturados às margens da Lagoa da Precabura, localizada na sede da Fiocruz Ceará, no município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). As atividades estão sendo realizadas pelos pesquisadores Giovanny Mazzarotto (Fiocruz CE), Marcione Oliveira (MN), Nádia Cavalcante (MHNC/Uece) e Beatriz Almeida (MHNC/Uece). 

De acordo com a Fiocruz Ceará, a captura dos animais é feita por meio de redes instaladas estrategicamente em regiões de alta circulação dos morcegos. Depois de identificar as espécies capturadas, os especialistas coletam as amostras com teste tipo RT-PCR swab (com o cotonete), para a identificação do Sars-CoV-2 e de outros tipos de vírus.


As amostras do material biológico coletado serão analisadas pelos Laboratórios de Virologia Comparada e Ambiental e de Vírus Respiratórios e Sarampo, ambos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O objetivo é observar se os morcegos são hospedeiros ou suscetíveis à infecção pelo Sars-CoV-2 ou a outros vírus da família coronavírus. Os resultados obtidos ajudarão a mapear e entender a circulação viral e a dinâmica da doença.

*Da redação do BFJ, com O Povo.