quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Lote com 300 mil doses da CoronaVac chega ao Ceará

Foto: Reprodução

O Ceará recebeu na madrugada desta quinta-feira (23) 300 mil doses da CoronaVac que foram compradas diretamente do Instituto Butantan, em São Paulo. O voo que trouxe o imunizante desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza às 2h30.


"As vacinas serão utilizadas para aplicação de D1 e D2 e serão fundamentais para completarmos a imunização da população adulta do nosso estado. Juntos estamos superando essa pandemia!", publicou o governador Camilo Santana nas redes sociais sobre a chegada da vacina.


Além do Ceará, vão receber doses adquiridas diretamente Espírito Santo, Pará, Piauí e Mato Grosso. Os cinco estados vão receber um total de 2,5 milhões de doses.


Os acordos foram firmados após o Instituto concluir o envio de 100 milhões de doses previstas em dois contratos com o Ministério da Saúde.


Estados e América Latina

Após o término do contrato com o governo federal, o Butantan ficou apto a fazer entrega de vacinas para estados e municípios que queiram adquirir o imunizante para completar o seu programa de imunização.


No início do mês passado, o Instituto disse que negociava com outros estados, além de países da América Latina e que tinha 13 milhões de doses em produção.


Histórico

As entregas ao Ministério da Saúde foram iniciadas em 17 de janeiro deste ano, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


O prazo final para o Butantan fornecer ao governo federal o montante era 30 de setembro, mas o último lote foi enviado no dia 15 deste mês.


Na ocasião, o Instituto também disse ter começado a substituir por doses prontas os 25 lotes da CoronaVac que foram interditados de forma cautelar pela Anvisa no início de setembro.


As vacinas enviadas fazem parte do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de doses do imunizante. O primeiro contrato, de 46 milhões de doses, foi concluído em 12 de maio.

 

*Da redação do BFJR, com G1.