sábado, 25 de setembro de 2021

Lote com 41,5 mil doses de Astrazeneca para aplicação de D2 chega ao Ceará

 Foto: Tatiana fortes/ Governo do Ceará

O Ceará recebeu, nesta sexta-feira (24), 41.500 vacinas da Oxford/Astrazeneca contra Covid-19 para reforçar a aplicação da segunda dose na população. A chegada dessa remessa foi anunciada pelo governador Camilo Santana (PT) durante a manhã.


O estado esperando ainda mais 191.880 doses do imunizante Pfizer/BioNTech, totalizando 233.380 vacinas nesta sexta. As doses da Pfizer serão encaminhadas para aplicação de primeira e segunda doses.


Conforme o governador, as vacinas da AstraZeneca e da Pfizer foram enviadas pelo Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Imunizações (PNI).


Doses de CoronaVac

Na madrugada desta quinta-feira (23), o Ceará recebeu as primeiras 300 mil doses de CoronaVac compradas diretamente do Instituto Butantan, em São Paulo. O voo que trouxe o imunizante desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza às 2h30.


"As vacinas serão utilizadas para aplicação de D1 e D2 e serão fundamentais para completarmos a imunização da população adulta do nosso estado. Juntos estamos superando essa pandemia!", publicou o governador Camilo Santana nas redes sociais sobre a chegada da vacina.


Além do Ceará, vão receber doses adquiridas diretamente Espírito Santo, Pará, Piauí e Mato Grosso. Os cinco estados vão receber um total de 2,5 milhões de doses.


Os acordos foram firmados após o Instituto concluir o envio de 100 milhões de doses previstas em dois contratos com o Ministério da Saúde.


Estados e América Latina

Após o término do contrato com o governo federal, o Butantan ficou apto a fazer entrega de vacinas para estados e municípios que queiram adquirir o imunizante para completar o seu programa de imunização.


No início do mês passado, o Instituto disse que negociava com outros estados, além de países da América Latina e que tinha 13 milhões de doses em produção.

 

*Da reunião do BFJR com G1.