quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Aplicação de D3 já começou em todo o Estado, informa Secretaria da Saúde


Estado do Ceará segue avançando no processo de vacinação contra a Covid-19.  A orientadora da Célula de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Kelvia Borges, diz que a aplicação das doses de reforço (D3) já foi iniciada em todo o Estado.

"Todos os municípios já iniciaram a vacinação das doses de reforço, das doses adicionais, que são um complemento do esquema vacinal para os imunossuprimidos, também foram enviadas", explicou ao O POVO durante o evento para receber o Ônibus da Vacina, uma ação da Cruz Vermelha Brasileira (CVB).

A orientadora explica que todos os grupos prioritários que se encaixam na fase atual de D3 já começaram a ser atendidos, como os profissionais de saúde e os idosos acima de 60 anos. Cada município deve convocar a população para a dose de reforço de acordo com o tempo de imunização entre a D2 e a D3.

"As doses de reforço são para os profissionais de saúde com mais de seis meses (entre D2 e D3) e também para os idosos com mais de 60 anos. Já tivemos dois grandes envios de vacinas a todo o Estado do Ceará, então, todos os municípios já iniciaram a vacinação da dose de reforço".


De acordo com Borges, a tendência é que os profissionais de saúde que foram vacinados com Coronavac/Sinovac sejam os primeiros convocados, pois que concluíram o ciclo vacinal há mais tempo, pois, para esses imunizantes, a aplicação de D2 ocorre com um intervalo máximo de 28 dias.

"Os municípios têm recebido e, de acordo com o que formos recebendo do Ministério (da Saúde), vamos enviando outros lotes de doses de reforço para essa população", comenta.

*Da redação do BFJ, com O Povo.