quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Associação Caririense realiza campanha de conscientização e prevenção à sífilis

foto: Marcos Moura/SMS

A Associação Caririense de Luta contra a Aids em parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza até a próxima sexta-feira, 22, a Semana Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. A campanha de conscientização e prevenção contra a doença acontece na região do Cariri, oferecendo serviços gratuitos como testes rápidos e distribuição de material informativo para a população, com foco nas pessoas mais vulneráveis à infecção.


Em entrevista ao jornalista Farias Júnior, da rádio CBN Cariri, o coordenador da Associação Ronildo Oliveira afirma que as ações desenvolvidas nesta semana têm como objetivo alertar a população sobre os cuidados e prevenção contínua à doença sexualmente transmissível.


“É importante frisar que a sífilis tem diversos estágios: primária, secundária, terciária. Ela pode se apresentar por meio de feridas em órgãos genitais e a gente chama atenção para o diagnóstico precoce. As pessoas devem procurar o serviço de saúde e solicitar exames”, disse.


Oliveira destaca ainda que o uso contínuo do preservativo é primordial. “Nas relações sexuais ele faz uma barreira contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre elas a sífilis”, afirma.


O coordenador afirma que conforme o último boletim da Sesa, divulgado no início deste mês de outubro, há mais de 1.800 casos de sífilis congênita no Ceará. “Quando a gestante tem um diagnóstico da doença e não é tratada ou não consegue a cura, o bebê nasce com a sífilis, então as gestantes devem realizar os exames e tratamento da doença”, disse.


Houve ainda um acréscimo de 4% no número de casos diagnosticados de sífilis adquirida, sífilis congênita e sífilis em gestantes do Ceará nos últimos dois anos, de acordo com Oliveira. “Isso é uma alerta para que população, mesmo em tempo de pandemia de Covid-19, mantem o cuidado nas relações sexuais seja com o uso do preservativo. A sífilis tem tratamento, mas é importante mesmo que haja a prevenção”, disse.


Sobre os casos da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), o coordenador afirmou que durante uma ação durante uma manhã em Juazeiro do Norte foram detectados dois reagentes positivos para o Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV). “As pessoas muitas vezes não procuram os serviços de saúde e às vezes nessas campanhas têm a oportunidade de fazer o teste. Assim como no caso da sífilis, o diagnóstico precoce da Aids é muito importante. Além do teste há também o Pep, a profilaxia pós-exposição ao HIV. Então se você teve uma relação sexual desprotegida, tem até 72 horas para iniciar esse tratamento que está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica.


Serviço

Juazeiro do Norte: Centro Infectologia de Juazeiro do Norte

Endereço: Rua Maria Amélia Bezerra, 72 - Timbaúbas


UPA 24h Limoeiro

Endereço: rua Capitão Domingos, s/n - Limoeiro, Juazeiro do Norte



Crato: Centro Municipal de Infectologia

Endereço: Rua André Cartaxo, 259 - Palmeiral


Brejo Santo: Serviço de Atenção Especializada (SAE)

Endereço: avenida Dionísio Rocha de Lucena S/N – Centro

 


*Da redação do BFJR com O POVO.