sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Brejo Santo está a mais de 80 dias sem registro de mortes por Covid-19


O município de Brejo Santo viveu um cenário caótico de março a maio de 2021 com a alta dos casos confirmados e óbitos por Covid-19. Nos últimos meses esse quantitativo vem sendo reduzido com a vacinação da população. No município 64,62% da população recebeu a primeira dose, 45,08% a segunda e 2,13% receberam a vacina de dose única.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, o Hospital de Geral de Brejo Santo Welington Landim, unidade de Saúde que atende os pacientes do município e região está com 03 pacientes internados, sendo destes 01 em Leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e 02 em leitos de enfermaria. Segundo o boletim, há 83 dias nenhuma morte pela doença foi registrada em Brejo Santo.

Em entrevista ao jornalista Farias Júnior, a secretária de Saúde de Brejo Santo, Glauciane Torres Quental, enfatizou a necessidade da manutenção dos cuidados em prevenção à doença. “Pedimos a colaboração da população e estamos lutando para que não haja nem óbitos e nem casos e que continuem usando máscara, álcool gel, lavando as mãos, para que ninguém mais morra vítima da Covid-19" disse. 

E anunciou a chegada de novas doses. “Estamos recebendo vacina, na próxima semana chegarão novos lotes, dependendo da demanda daremos início a aplicação de doses de reforço em idosos, e para aqueles que ainda não receberam a vacina'', afirmou.

Na perspectiva da dose de reforço a secretária explicou que será aplicada em imunossuprimidos, idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde. “A dose de reforço é uma dose adicional para aqueles que estão mais expostos ao vírus", relatou. E destacou que  as pessoas já cadastradas no saúde digital não precisam realizar um novo cadastro.
 
Paralelo a vacinação contra a Covid-19 o município está realizando a campanha de multivacinação para incentivar a vacinação de crianças e adolescentes de acordo com o cronograma do calendário vacinal do Ministério da Saúde e será realizado o dia D da vacinação em 16 de outubro. “É uma campanha seletiva para atualização de calendário vacinal", pontuou.

A secretária ressaltou ainda a importância das pessoas comparecerem e estarem atentas ao calendário das demais vacinas. “Nossas equipes têm o cuidado de separar devidamente cada público para realizar os atendimentos e vacinas ofertados nas unidades de saúde", salientou.

*Da redação do Blog do Farias Júnior.