quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Brejo Santo realiza a l Semana de Proteção e Bem-Estar Animal

A abertura da l Semana de Proteção e Bem-Estar Animal em Brejo Santo aconteceu nesta terça-feira (05).

O evento organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Projeto Vida de Cachorro realiza ações em prol da causa animal como vacinação antirrábica de animais, feira de adoção de animais, troca de ração por mudas, feira de artesanato, blitz educativa e castração de animais no castramóvel.

 

Em entrevista ao jornalista Farias Júnior a prefeita Gislaine Landim falou sobre a importância da semana e de sensibilizar a sociedade para a causa.  “O castramóvel é uma dessas ações, é o controle populacional desses animais, mas temos ações que tem que ser empenhadas junto com a sociedade”, disse.

 

O castramóvel que chegou recentemente ao município se encontra na praça Dionísio Rocha de Lucena e atende animais devidamente cadastrados. Nas inscrições são priorizadas as pessoas que têm cadastro no bolsa família.


Paralelo aos atendimentos do castramóvel profissionais irão em busca de animais dos animais de rua que receberão tratamento em uma clínica veterinária onde ficarão até se recuperarem.

 

Outra ação anunciada por Gislaine foi a distribuição de comedouros em pontos estratégicos. “Estamos colocando comedouros nos principais pontos das cidades, onde se concentra o maior número de animais, e será colocado alimentação todos os dias” conta.


Também serão colocados pontos de coletas de óleo. “Estaremos distribuindo pontos de coleta de óleo, o município dispõe de catadores que são cadastrados que farão isso, e o óleo será entregue a uma fábrica de sabão”, afirma.

 

Para o ativista da causa animal e idealizador do Projeto Vida de Cachorro, Glauber Oliveira, a Semana de Proteção e Bem-Estar Animal dará lugar a um trabalho permanente envolvendo iniciativas de incentivo à adoção de animais de rua. “É um trabalho que a gente vai ver um resultado a longo prazo, pois é um trabalho muito caro, então é preciso que as pessoas tenham paciência” disse.


Segundo ele, é essencial que as pessoas colaborem juntamente à prefeitura. “ Para essa ação da prefeitura é muito importante que tenha colaboradores. Tem que fazer essa corrente de ajuda para que o trabalho funcione,” pontua.

 

E disse ainda que será realizado um trabalho também no âmbito educativo. “Estamos tentando trabalhar essa formação educativa de conscientizar e incentivar a adoção de animais em situação de vulnerabilidade”, relata.

 

Confira a programação:


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

DIA 06/10

Local: Praça Dionísio Rocha de Lucena

Horário: 08:00 às 12:00

– Cadastramento de famílias integrantes no bolsa família para castração;

– Cadastro de cuidadores de animais.

 

DIA 07/10

Local: Praça Dionísio Rocha de Lucena

Horário: 08:00 às 12:00

-Vacinação com distribuição do cartão;

– Distribuição de placas e comedouros;

– Distribuição de coletores de óleo.

 

DIA 08/10

Local: Praça Dionísio Rocha de Lucena

Horário: 08:00 às 12:00

– Castração de animais com castramóvel;

– Evento de Adoção de animais.

 

DIA 09/10

Local: Praça Dionísio Rocha de Lucena

Horário: 08:00 às 12:00

-Vacinação com distribuição do cartão;

– Troca de ração por mudas;

– Feira de artesanato;

– Blitz educativa.

Para realizar o cadastro é necessário que os cães e gatos sejam pertencentes às famílias inseridas no Bolsa Família.

Documentos necessários para o cadastro: RG, CPF, Endereço, Comprovante de Cadastro no Bolsa Família.

*Da redação do BFJR.