segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Ceará - Eventos-teste serão termômetro para decisão sobre Réveillon


Mesmo com o avanço da vacinação e queda nos índices de casos e mortes por Covid-19, o Ceará ainda não definiu como serão feitas as comemorações de Réveillon no Estado. Os protocolos sanitários para as festas de fim de ano ainda estão sendo discutidos pelas autoridades de Saúde. Um dos parâmetros que será utilizado para o planejamento das festividades é o resultado de eventos-teste realizados no Estado desde setembro.

“Esses eventos-teste serão muito úteis para a gente entender o comportamento da Covid no estado do Ceará após a retomada de grandes eventos, de toda a economia e de toda a cadeia produtiva”, frisou Ricristhi Gonçalves, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), ao O POVO. Segundo ela, a partir desses eventos, é possível ter “elementos e evidências suficientes” para pensar em protocolos para o Réveillon.

“Não vai ter aquela quantidade de público que a gente tá acostumado a ver, até porque a gente precisa de um distanciamento, garantir a segurança das pessoas, tentar minimamente garantir que as pessoas estejam imunizadas, para ter uma proteção individual e coletiva. Se nós tivermos tudo isso, a gente acredita que será possível, dentro dos protocolos que nós estamos discutindo no comitê científico”, afirma a secretária.


Os resultados do primeiro evento-teste, o Festival Jazz & Blues, realizado em Guaramiranga nos dias 17 e 18 de setembro, ainda não foram divulgados, mas a Secretaria da Saúde do município considera o piloto um sucesso. “Não tivemos nenhum resultado positivo para a Covid. Não temos os dados ainda condensados, mas o monitoramento está sendo feito”, relata Silvana Soares de Souza, chefe da pasta municipal.

Antes de comparecer ao local, os participantes precisaram apresentar cartão de vacinação com as duas doses do imunizante contra a Covid-19 e um teste negativo para a presença do coronavírus no organismo.

O Festival foi realizado em um ambiente ao ar livre, com público máximo de 400 pessoas, tendo capacidade de 200 a cada dia, e teve uso obrigatório de máscaras. A cidade também manteve barreiras sanitárias e só puderam entrar no município aqueles que comprovassem hospedagem e recebimento de duas doses da vacina caso tivessem mais de 18 anos.

*Da redação do BFJ, com O Povo.