quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Comissão de Saúde recebe demandas de profissionais em visita ao César Cals


A Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa visitou, na manhã desta terça-feira (26/10), o Hospital Geral Dr. César Cals, em Fortaleza, para conhecer os serviços e as instalações da unidade. Dentre os serviços oferecidos pelo equipamento está a ampliação do número de mamografias, sendo ofertados mais de 600 exames para homens e mulheres.

Na ocasião, o presidente da Comissão de Saúde da AL, deputado Guilherme Landim (PDT), avaliou que a impressão deixada com a visita foi muito positiva, reforçando que bons serviços como os disponibilizados pelo Hospital César Cals precisam ser replicados em todo o Estado.

“O intuito da Comissão de Saúde é ver in loco essas realidades, com a liberdade de poder cobrar e sugerir pontos a serem melhorados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), no sentido de fortalecer e ampliar todos os nossos serviços de saúde ofertados à população cearense”, destacou o parlamentar.

De acordo com ele, a partir dessa visita, a Comissão de Saúde pretende elaborar um documento, com o caráter de sugestão, direcionado à Sesa, para desenvolver, junto com os municípios, índices de desempenho a serem atrelados aos recursos variáveis do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o cumprimento de metas na área da saúde.

“O objetivo é promover, assim como foi feito na área da educação, uma competição salutar entre os municípios, em que eles terão metas a cumprir nos serviços de saúde. Como consequência, eles serão beneficiados com mais recursos, propiciando um atendimento melhor para a sua população”, defendeu Guilherme Landim.

Segundo o deputado, “com um foco a ser seguido pelos municípios, pode-se melhorar a atenção básica, com impactos em toda a rede de saúde, seja ela secundária ou terciária”, complementando que, dessa forma, “não vão desaguar casos mais graves em hospitais como o César Cals”.

O diretor-geral do Hospital César Cals, Eliezer Arrais, considerou a visita extremamente produtiva, principalmente porque permitiu a aproximação entre dirigentes de hospitais públicos com a Comissão de Saúde da Assembleia. “Foi um encontro bem aberto, em que pudemos fazer algumas sugestões, principalmente em relação às metas que podem ser cumpridas na atenção primária da saúde, que termina, a longo e médio prazo, diminuindo o fluxo de pacientes para tratamento nos hospitais terciários”, enfatizou.

Para o diretor médico do hospital, Antônio de Pádua, é muito importante o poder público estar presente no cotidiano da saúde pública, ouvindo demandas e propondo soluções. “Propomos algumas alternativas para que o deputado leve à Comissão de Saúde da Assembleia no intuito de que cada vez mais possamos realizar diagnósticos precoces de doenças e, com isso, obter maiores chances de cura”, salientou.

Antônio de Pádua também ressaltou que, entre as pautas mais urgentes desse momento, o tratamento do câncer de mama e do câncer ginecológico é algo que merece uma atenção especial. “Oferecer a mamografia e o exame de Papanicolau de forma regular para todas as mulheres são prioridades que temos, sendo demandas a serem levadas ao município, que é onde começa a rede de atenção básica”, pontuou.

Ele destacou ainda que a proposta sugerida ao deputado Guilherme Landim é discutir parâmetros de execução desses exames nos municípios. A ideia é atingir um percentual da população feminina que necessita desses recursos, para a prevenção ou até mesmo o diagnóstico precoce de um tumor, seja de mama ou ginecológico.

*Da redação do BFJ, com AL CE.