segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Hoje é dia do Dentista, do Sapateiro e do Engenheiro Civil !


 O Dia do Dentista Brasileiro é comemorado anualmente no dia 25 de outubro.

A data homenageia o profissional responsável pela saúde dos dentes e que, entre outras coisas, tem como função combater doenças, fazer remoções, restaurações, cirurgias e limpezas dentárias.

Por tudo isso, em 25 de outubro também é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal, dia que recorda a criação do curso de Odontologia no país, através do Decreto nº 9.311, de 25 de outubro de 1884, o qual criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil, nos estados da Bahia e Rio de Janeiro.

Mais tarde, o Conselho Federal de Odontologia oficializou a data como o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista.

Dia Mundial do Dentista

O Dia Mundial do Dentista é comemorado dia 3 de outubro.

A data surgiu em decorrência da criação do primeiro curso de odontologia do mundo em 1840, a Baltimore College of Dental na Universidade de Maryland, em Baltimore, nos Estados Unidos da América.

O Dia do Sapateiro é celebrado anualmente em 25 de outubro.

O sapateiro é o artesão que executa a arte de fabricar sapatos, uma das profissões mais antigas que existem.

Aliás, a necessidade de produzir sapatos surgiu quando o ser humano percebeu que precisava proteger os seus pés dos obstáculos do solo, do frio e de outras ameaças.

Atualmente, com as indústrias da moda, o trabalho dos sapateiros artesãos não é mais tão usual como antigamente. No entanto, ainda é comum encontrar profissionais que se dedicam à confecção de sapatos manualmente ou no reparo destes.

No Brasil, o Dia do Sapateiro é anualmente comemorado pela CNTV - CUT - Confederação Nacional do Ramo Vestuário da CUT.

Origem do Dia do Sapateiro

A escolha desta data é uma homenagem a dois santos: São Crispim e São Crispiniano, considerados os padroeiros dos sapateiros.

De acordo com os relatos cristãos, Crispim e Crispiniano eram dois irmãos cristãos que teriam vivido em Soissons, na França, por volta do século III. Durante o dia ambos saíam pelas ruas pregando o cristianismo e de noite trabalhavam como sapateiros, para conseguirem se sustentar.

Naquela época, o Império Romano perseguia os cristãos e, como consequência disso, os irmãos Crispim e Crispiniano foram assassinados por ordem do imperador.

25 de outubro é dia do Engenheiro Civil

A Lei 13.359/2016 instituiu o Dia Nacional do Patrono da Construção Civil e dos Profissionais da Engenharia Civil, a ser celebrado em 25 de outubro. A data corresponde ao dia da beatificação de Frei Antônio de Sant’Ana Galvão, o padroeiro da construção civil no país.

O engenheiro civil, de acordo com a Resolução 218/73, desempenha atividades, como por exemplo: estudo, coordenação, assistência, direção de obra, vistoria, perícia, execução de desenho técnico referente a edificações, estradas, pistas de rolamentos e aeroportos, sistema de transportes, de abastecimento de água e de saneamento; portos, rios, canais, barragens e diques; drenagem e irrigação; pontes e grandes estruturas; seus serviços afins e correlatos.


*Da redação do BFJR com Calendarr e CREA-MS