sábado, 23 de outubro de 2021

Liberado certificado de vacinação para quem tomou mix de vacinas contra Covid

 Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (22) que o Conecte SUS, aplicativo oficial do governo, passou a emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 também para os brasileiros que tomaram duas doses diferentes da vacina.


No começo do mês, usuários começaram a apontar problema na emissão do certificado para quem havia tomado o mix de vacinas. O relato de problemas ocorria principalmente com quem havia tomado a primeira dose da AstraZeneca e, por falta do mesmo imunizante disponível, acabou tomando uma dose da Pfizer, como previsto pelo governo nestes casos.


O "Certificado Nacional de Vacinação Covid-19" é específico para a atual campanha de vacinação contra a pandemia do novo coronavírus. O documento pode ser exibido diretamente do aplicativo e tem uma opção para a exibição do QR Code e comprovação da validade por meio de um código.


O documento consolida as informações sobre as aplicações e comprova que o cidadão tomou as duas doses ou a dose única da Janssen. Ele pode ser emitido também em inglês ou espanhol.


De acordo com o Ministério da Saúde, o "Certificado Nacional de Vacinação Covid-19" pode ser usado em viagens internacionais.


"O cidadão pode apresentar o certificado nacional sempre que necessitar, a exemplo de viagens internacionais, onde alguns países que reconhecem o documento para a entrada de brasileiros em seu território, visto que ainda não tem uma definição de um certificado internacional", informou o ministério ainda em agosto.



*Da redação do BFJR com G1.