quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Ministra Damares chega ao Crato para discutir apoio a vítimas de clínica e é recebida com protesto


A ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, foi recebida com manifestação e gritos de "fora Bolsonaro” e “fora Damares" no município do Crato, na região do Cariri cearense. A representante do Governo Federal chegou à cidade nesta quinta-feira (7) pata participar de uma audiência.

A ministra integra uma comitiva do MMFDH que vai discutir formas de assistência às vítimas da clínica em que 33 mulheres foram encontradas em celas e estratégias de fiscalização.

“A gente acha que tem o dever de vir aqui expressar o outro lado da sociedade. Uma sociedade que luta pelo direito das mulheres, da população LGBTQ, que quer superar o racismo”, disse a professora Verônica Isidorio, integrante da Frente de Mulheres do Cariri, uma das pessoas que se manifestaram contra a ministra.

Verônica, que é ativista dos direitos humanos, criticou também a chegada da ministra no mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro vetou o projeto de distribuição gratuita de absorventes na rede pública de ensino, medida que beneficiaria estudantes meninas e homens transexuais.

A audiência acorre a portas fechadas no Geopark Araripe, sem participação do público. Pelo MMFDH, participam da agenda a secretária nacional de políticas para as mulheres, Cristiane Britto, a secretária nacional de proteção global, Mariana Neris, e o coordenador de atendimento a violações de direitos humanos, Vandervaldo Lima.

Os deputados federais Onessio José da Silva, Celina Leão e Dr. Jaziel Pereira de Souza também acompanham o encontro.

*Da redação do BFJ, com G1.