quarta-feira, 6 de outubro de 2021

No Cariri, cidade decide dispensar máscaras nos espaços públicos; Sesa diz que não há flexibilização


A prefeitura de Nova Olinda, a 510 km de Fortaleza, anunciou que a população está dispensada do uso de máscaras nos espaços públicos do município. O decreto do prefeito Ítalo Brito foi publicado nesta quarta-feira (6), data em que a flexibilização passou a valer. De acordo com decreto estadual publicado no sábado (2), o uso do acessório é obrigatório em locais públicos em todo o Ceará.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em nota, disse que "nenhuma flexibilização referente ao não uso de máscaras de proteção é cogitada no momento, tendo em vista não haver contexto sanitário favorável no Estado".

Segundo o prefeito, a flexibilização foi tomada após a cidade atingir o percentual de 88,7% da população adulta vacinada com as duas doses, assim como a drástica diminuição de incidência de casos e internações na ala Covid-19, que foi desativada provisoriamente na última semana pela falta de pacientes.

“Espero que a população continue usando a máscara nos locais fechados, como o comércio, e que o decreto poderá ser reavaliado a qualquer momento”, disse Ítalo Brito.

O prefeito ressaltou ainda que a nova regra vale apenas para locais abertos e sem aglomeração de pessoas que tenham tomado as duas doses da vacina, e após 15 dias da aplicação. Já para os outros estabelecimentos, o uso obrigatório de máscara fica mantido.

Conforme a plataforma Integrasus, da Secretaria da Saúde do estado, desde o início da pandemia o município de Nova Olinda registrou 1.403 casos de Covid-19 e 20 óbitos pela doença.

*Da redação do BFJ, com G1.