quinta-feira, 14 de outubro de 2021

No interior do Ceará, 120 animais vão ser abatidos em região com foco de peste suína


Após a identificação de peste suína clássica em uma criação de subsistência, 120 animais de propriedades vizinhas ao local do foco da doença serão sacrificados para conter a disseminação do vírus em Marco, no interior do Ceará. A informação foi repassada pelo gerente de gestão do meio agropecuário da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Jarier Oliveira.

"Inicialmente a propriedade foco é interditada, ou seja, nenhum animal pode sair da propriedade. Após isso, fizemos uma força-tarefa na região para verificar quais propriedades circunvizinhas têm vínculo com o local do foco. Dentro desse caso, 20 produtores foram notificados, totalizando 120 suínos que deverão ser abatidos", disse Jarier.

A doença tem deixados os moradores da região apreensivos, porém não causa riscos à saúde humana. "É uma doença que não passa para o ser humano, mas como é questão de saúde pública, com mortalidade dos animais, é um problema muito grande e que deve ser contido", ressalta o gerente da Agência.

O foco na cidade cearense foi notificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que divulgou um comunicado oficial sobre a ocorrência na segunda-feira (11). O caso foi identificado durante uma ação de vigilância epidemiológica de rotina, realizada pelos fiscais médicos-veterinários da Adagri.

*Da redação do BFJ, com G1.