sábado, 16 de outubro de 2021

Novo Decreto - Eventos corporativos poderão receber até 700 pessoas e restaurantes 10 pessoas por mesa


O governo do Estado do Ceará publicou neste sábado, 16, o novo decreto de flexibilização de atividades econômicas e sociais, com dois detalhamentos em relação ao anúncio feito, no dia anterior, pelo governador Camilo Santana (PT).

O primeiro é a ampliação da capacidade de público em eventos corporativos, que passou de 500 para 600 pessoas, em ambiente fechado, e de 600 para 700 pessoas em ambientes abertos. O segundo é a ampliação do número de pessoas permitidas por mesa de 8 para 10 em restaurantes.

O governador já havia anunciado na sexta-feira, 15, a ampliação da capacidade de atendimento para 80% de lojas de ruas, shoppings, cinemas, museus, teatros, bibliotecas e parques de diversão; da capacidade de público em eventos sociais para 300 pessoas em ambientes fechados e 500, em ambientes abertos; bem como a permissão para que os restaurantes (bem como as barracas de praias) possam atender até as 3 horas. Tudo a partir de segunda-feira, 18. As decisões foram tomadas após deliberação do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, que traça as ações contra a Covid-19 no Ceará. 

Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante, as flexibilizações se dão em um contexto de ritmo acelerado de vacinação. Ele exaltou a adesão do segmento do comércio à campanha de imunização contra a Covid-19. "Nós lojistas fizemos um movimento muito grande para que houvesse um número substancial de pessoas vacinadas. Alguns lojistas pagaram parte do 13º salário para quem se vacinasse, deram folga no dia que a pessoa ia se vacinar, entre outras ações. O fato é que estamos em torno de 95% de pessoas vacinadas com a primeira dose no nosso setor", ressaltou.

*Da redação do BFJ, com O Povo.