sexta-feira, 15 de outubro de 2021

URCA realiza vestibular 2021.2 neste final de semana e Curso de Medicina terá maior concorrência por vaga


Com 8.471 inscritos para o Processo Seletivo Unificado 2021.2 da Universidade Regional do Cariri (URCA), será realizado nos próximos dias 16 e 17 de outubro, sábado e domingo, respectivamente, o vestibular da URCA. Para Medicina, serão 5.160 inscritos do total de candidatos, que irão disputar as 30 vagas disponíveis. O curso foi criado este ano e irá selecionar a primeira turma para ingressar na instituição, além do curso de Turismo.

Serão 314 inscritos para livre concorrência por vaga somente para o Curso de Medicina. A sede do novo curso será em Crato, no campus do Pimenta. A formação estará voltada principalmente para a atenção primária em saúde, possibilitando que os novos profissionais tenham formação referência em atenção básica.

Além do Curso de Medicina, o de Turismo, que será sediado na antiga escola José Martiniano de Alencar, em Barbalha, terá a sua primeira turma. Os dois cursos iniciam a formação em áreas que tinham uma demanda para a região, possibilitando mais profissionais nessas áreas, para suprir o mercado. A URCA terá também o hospital universitário, atualmente o Hospital São Camilo, ao lado do prédio do Curso de Medicina, onde funcionou a Rádio Educadora e o Colégio Pequeno Príncipe, antes pertencentes à Diocese do Crato.

Os projetos de criação dos novos cursos foram aprovados este ano pelo Conselho Estadual de Educação e passaram pelas instâncias da universidade, que são o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e o Conselho Superior Universitário (Consuni).

*Da redação do BFJ, com URCA.