terça-feira, 30 de novembro de 2021

Ceará - PT suspende vereador Ronivaldo por acusação de feminicídio


Apos reunião realizada nesta terça-feira, 30, a executiva municipal do Partido dos Trabalhadores decidiu pela suspensão imediata da filiação do vereador de Fortaleza Ronivaldo Maia do PT Fortaleza após o parlamentar ter sido preso em flagrante, na tarde de segunda-feira, 29, por suspeita de tentativa de feminicídio. Além disso, os membros também deliberaram sobre a constituição de uma comissão paritária no âmbito da legenda para apuração disciplinar dos fatos.

Em nota, a executiva afirma que foi "surpreendida" com o caso. "O PT expressa sua integral e irrestrita solidariedade à vítima e a todas as mulheres que sofrem violência , cotidianamente , em nosso país. A história de luta das mulheres e homens do PT contra o machismo, que tem na violência física a mais cruel manifestação de covardia, nunca poderia admitir tal situação e não será desta vez que passará impune", diz o documento.

O partido também defendeu o "fortalecimento da luta das mulheres e por sua efetiva participação nos rumos do partido, como estratégia para enfrentamento ao patriarcado e ao machismo, seja na luta social, seja nas instâncias partidárias". O texto reforça ainda o "compromisso intransigente com o combate à toda forma de violência contra a mulher" e anuncia que a sigla acompanhará de perto a apuração rigorosa do ocorrido

Membros do partido afirmam ainda que, segundo o código de ética e disciplina da legenda, o vereador "tem obrigação política e moral de corresponder à responsabilidade assumida com suas tarefas militantes, quer seja em cargos de direção partidária, em cargos privados ou públicos".

*Da redação do BFJ, com O Povo.