quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

MPCE realiza entrega de cartilhas de projetos de educação e cidadania aos municípios de Brejo Santo, Crato e Assaré


Na quinta-feira (16/12), cartilhas educativas do projeto “Educação e Cidadania contra a Corrupção”, de iniciativa do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), foram entregues, formalmente, às cidades de Crato, Assaré e Brejo Santo.

Realizada em conjunto com a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 18, de Crato, e as respectivas Secretarias Municipais de Educação (SME), a cerimônia reuniu servidores da rede de educação dos Municípios a fim de apresentar e orientar a utilização dos materiais a serem disponibilizados.    

Os detalhes sobre o cadastramento dos aplicadores das cartilhas nas versões impressa e virtual e o treinamento de educação à distância (EAD) do corpo docente foram abordados na reunião pelo promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público (CAODPP), Élder Ximenes. Vale ressaltar que, ao longo do encontro, foi incentivada a inscrição das escolas e dos docentes na plataforma da CGU para realização do curso EAD e acompanhamento da aplicação. As gestões presentes comprometeram-se, na ocasião, a realizarem o cadastramento desses professores e executarem a utilização dos materiais recebidos. Também estiveram presentes o promotor de Justiça atuante na Vara da Família em Juazeiro do Norte e coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público (CAODPP), José Silderlândio do Nascimento, e o promotor de Justiça da Educação de Crato, Davi Morais.   

O projeto “Educação e Cidadania contra a Corrupção” foi finalizado na manhã dessa sexta-feira (17/12), com palestra realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação de Aquiraz. As orientações foram repassadas também pelo Coordenador do CAODPP como também pelo Auditor da Controladoria Geral da União (CGU), Dr. Edilberto Barroso – Coordenador do Projeto Um Por Todos, Todos Por Um. Com toda a propriedade, este fez a explanação de como a união de esforços da CGU com o Instituto Maurício de Souza (IMS) originou e ainda aprimora o material e a plataforma eletrônica disponibilizados para todo o sistema de educação. A promotoria de Justiça competente já havia remetido as cartilhas no Município foi esta a ocasião ideal para tirar dúvidas e colher o compromisso da adesão dos profissionais da educação de Aquiraz.   

Em 2022, está em planejamento um novo projeto visando à ampliação da atuação em mais municípios e escolas, mantidas as parcerias de forma a utilizar a capilaridade do Ministério Público e sua proximidade das escolas para tanto acompanhar a aplicação como incentivar a ampliação desta ideia.

*Da redação do BFJ, com MPCE.