quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Ceará tem 78% de ocupação na UTI por síndromes gripais


O Ceará registrou nesta quarta-feira (19) 78,72% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por Síndromes Respiratórias Gripais (SRG), como a Covid-19 e Influenza A, em hospitais públicos e privados. O dado consta na atualização das 12h12 da plataforma IntegraSUS.

O aumento da ocupação pelas síndromes respiratórias fez o Governo do Ceará suspender as cirurgias eletivas nos hospitais públicos estaduais no início do mês. A mesma medida foi adotada pelo Hospital Unimed Fortaleza nesta terça-feira (18).

Conforme dados do IntegraSUS, ferramenta da Secretaria da Saúde do estado, 218 pessoas estão internadas em leitos de UTI nesta quarta-feita.

As maiores ocupações foram registradas nos leitos de UTI neonatal com 100% e UTI infantil, com 90% de ocupação. Já a UTI adulto registrou 76,96% de ocupação e a UTI gestante 62,5%.

Em Fortaleza, Hospital Leonardo da Vinci, unidade de referência no tratamento de casos de Covid-19 no estado, está com 44 dos 45 leitos de UTI para pacientes com síndromes respiratórias gripais ocupados. Na rede particular, o Hospital São Carlos está com 11 dos 15 leitos da UTI adulto ocupados.

Ainda na capital, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), especilizada no atendimento de crianças e adolescentes, está com 25 dos 26 leitos de UTI infantil ocupados. No domingo (16) a unidade chegou a registrar 100% de ocupação.

*Da redação do BFJ, com G1.