quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Dom Magnus Henrique é nomeado bispo da diocese de Crato

(foto: Divulgação/CNBBNE)

Dom Magnus Henrique Lopes, ex-bispo da diocese de Salgueiro/PE, foi nomeado nesta quarta-feira, 12, pelo Papa Francisco novo bispo da diocese de Crato, no Cariri. Ele assumirá o governo pastoral que está vacante desde a nomeação de dom Gilberto Pastana Oliveira para a arquidiocese de São Luís do Maranhão.


Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) parabenizou dom Magnus e desejou boas realizações ao bispo na Região do Cariri. “Desejamos que sua nova missão seja tão frutuosa quanto a que tem realizado até agora como o primeiro bispo diocesano de Salgueiro. [Deus] Possa iluminá-lo em sua chegada à diocese de Crato, marcada por forte devoção popular e por um fértil celeiro de santidade”, informa.


A posse na diocese pernambucana ocorreu em 12 de outubro de 2010, na mesma Celebração Eucarística em que a unidade foi instalada. O novo bispo do Crato possui formação em Filosofia e Teologia, além de ter cursado Parapsicologia e Religião, Psicologia, Especialização em Psicologia Clínica Hospitalar, Teologia Moral, entre outras formações de curta duração.


Antes de ser bispo, Dom Magnus atuou como animador vocacional, mestre de postulantes, ecônomo, vigário paroquial e vigário da Fraternidade Capuchinha, definidor provincial, ministro provincial e vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB) entre 2001 e 2007. Também desempenhou a função de guardião e administrador do Convento Santo Antônio, em Natal, além de diretor espiritual de diversos grupos, movimentos e pastorais.

 

*Da redação do BFJR com O POVO.