terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Médico otorrino do Cariri alerta “cuidado com uso excessivo do descongestionante nasal”


O especialista Dr Emílio Salviano explica porque eles trazem mais riscos do que benefícios

Caso você não seja um usuário frequente dos remédios que são aplicados no nariz para desentupi-lo, certamente você tem um amigo, conhecido, vizinho ou familiar que não dorme ou sai sem o frasquinho milagroso. Mas será que ele é milagroso mesmo? Vamos conversar um pouco e saber a opinião de um médico especialista no assunto.

Os descongestionantes nasais são vasoconstritores, ou seja, leva os vasos sanguíneos a se contraírem quando aplicado no nariz, levando a uma redução dos cornetos nasais, provocando assim o alívio imediato (porém temporário) da obstrução nasal. Portanto, eles não tratam as doenças que ocasionam o entupimento do nariz, mas apenas o sintoma.

Segundo o Otorrinolaringologista Dr. Emílio Salviano, o uso frequente destas medicações induz uma certa dependência, de modo que sejam necessárias doses cada vez maiores para o efeito desejado. O uso frequente e por períodos prolongados aumentam os riscos cardiovasculares, como o elevação da pressão arterial e arritmia cardíaca, além dos riscos locais no nariz, como sangramentos, perfuração de septo e piora da rinite.

“Destaca-se que a fórmula, da mesma maneira que leva a contração dos vasos do nariz, pode acontecer também a contração dos vasos do coração e da cabeça, então é uma medicação que se usada em dose muito elevada e por períodos prolongados, há riscos de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, destaca Dr. Emílio.
  
Então, é importante que as pessoas que tenham sintomas de obstrução nasal procurem um médico especialista para identificar a verdadeira causa da obstrução e tratá-la adequadamente, indo assim á raiz do problema, evitando com isso, medidas paliativas e ineficazes, que podem gerar prejuízos à saúde do paciente.

*Da redação do BFJ, com Assessoria Commonike.