quarta-feira, 23 de março de 2022

Ceará cresce acima da média nacional e registra alta de 6,63% no PIB em 2021


O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), aproveitou a transmissão ao vivo semanal desta terça-feira, 22 de março, para antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de 2021. Conforme o líder do Executivo cearense, a soma de todas as riquezas produzidas no Ceará aumentou em 6,63% com relação ao resultado registrado em 2020.

Desempenho do Ceará ficou acima da média registrada no Brasil ao longo de 2021, que conforme Camilo, foi de 4,6%. "Crescemos mais de dois pontos percentuais acima do Brasil e isso é muito bom. Isso mostra que nós estamos no caminho certo, sei que os desafios são enormes e queremos trabalhar ainda mais para gerar empregos e investimentos no nosso Estado", acrescenta Camilo.

O detalhamento oficial do PIB do Estado no ano passado, bem como as projeções para 2022 serão reveladas pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) ainda hoje, 22 de março, em evento híbrido previsto para ocorrer às 16 horas.

O Ipece, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Ceará, porém, revelou no começo da manhã desta terça-feira, 22 de março, que o setor com melhor desempenho no Estado em 2021 foi a indústria, com crescimento de 13,35%.

Na sequência, conforme o Instituto, o setor de Serviço teve o segundo melhor desempenho na economia cearense ao longo do ano passado, sendo seguido pelo resultado das atividades econômicas relacionadas ao agronegócio. A área de Serviços, conforme Camilo, teve um crescimento de cerca de 6%.

No comparativo trimestral, considerando apenas o desempenho da economia cearense registrada nos meses outubro, novembro e dezembro de 2021, a economia do Ceará cresceu 3,44% com relação a igual período do ano imediatamente anterior. No mesmo recorte de dados, o Brasil teve crescimento de 1,6%.

*Da redação do BFJ, com O Povo.