![]() |
| Foto: Antonio Rodrigues |
Nesta terça, segundo a Cogerh, o Ceará se encontra com 32,11% de aporte nos seus açudes. A região com maior volume armazenado é a do Coreaú, que aportou 92,9% dos seus reservatórios. Em contraste, os açudes bacias do Banabuiú e do Curu não tiveram um aporte substancial, aportando até o momento 7,7% e 16,3% respectivamente.
O bom início da quadra chuvosa deste ano fez com que o nível do açude Castanhão, o maior reservatório do Ceará, atingisse o melhor nível desde o ano de 2015, quando o volume de água se aproximou dos 16%. Nesta terça-feira, o Portal Hidrológico do Ceará apontou o Castanhão com 17,72% de volume.
Neste primeiro trimestre do ano, o reservatório aportou quase 600 milhões de metros³. Esta foi a maior recarga dentre os 155 açudes cearenses em 2022.
Outro reservatório que também atingiu seu melhor volume hídrico dos últimos sete anos foi o Orós, o segundo maior do estado. Atualmente, o açude está com 42,18%. O Banabuiú, terceiro maior reservatório do Estado está, atualmente, com apenas 8,29%.
*Da redação do BFJR com g1.
