domingo, 3 de abril de 2022

Izolda: 9 meses ou 4 anos e 9 meses


*Da coluna do jornalista Jocélio Leal no O Povo +.

Quem chega ao poder na condição de indicado de um grupo político com raízes familiares, como os Ferreira Gomes, precisa provar todos os dias que vai além do posto de tenente. Especialmente quando o adversário é um capitão. Na boca da oposição, o maior trunfo é o discurso da rebeldia. E este mira no incômodo de muitos com a hegemonia de quase 16 anos no Palácio da Abolição, afora já nove na Prefeitura de Fortaleza.

Camilo e seu estilo soft power (tema da Coluna da última sexta-feira) não chegou a coronel - porque a patente tem apenas os irmãos mais velhos - Ciro e Cid - mas emergiu na tropa por conta de seu estilo próprio, menos Sobral e mais Barbalha. Habilidoso nas pontes, a ponto de seguir no PT de Lula batendo continência também para os FG, Camilo deixou lições para Izolda Cela (PDT) neste jogo político e de cintura.

Mas Izolda é do grupo. É do PDT. E isso aumenta o desafio da autoafirmação como governadora. Especialmente em um mundo muito machista. O histórico como secretária da Educação é seu maior legado. Maior do que o de vice. A cada momento decisivo - e eles podem haver a qualquer momento - ela terá vistas ainda mais implacáveis no julgamento. Maria Luiza Fontenele, Dilma Rousseff e Luizianne Lins que o digam, a despeito de virtudes e limitações.

Governos de oito meses, agem bem ao não fazer grandes mudanças na equipe. Seria muito pouco tempo para decolar com novo time e atingir velocidade de cruzeiro. Melhor seguir com quem já está, como faz Izolda. À mão, ela tem o mesmo que o prefeito Sarto Nogueira (PDT) também herdou: projetos da gestão anterior. Não são tantos, mas o possível para fazer entregas e tentar se viabilizar como candidata. Nestes meses restantes, decerto Izolda terá agenda focada no social e na educação. É a afinidade.

Mas o grande trunfo do Governo Camilo, os investimentos privados, tem novidades emergindo nesta reta final de quatro anos. Como é pré-candidata, Izolda vai precisar gerar fatos de curtíssimo prazo e tomar emprestada os êxitos de Camilo.