sábado, 23 de abril de 2022

No interior do Ceará, barragem se rompe e deixa moradores ilhados em zona rural


A Barragem localizada em propriedade privada na zona rural de Cariús, no Centro-Sul do Ceará, rompeu-se na madrugada deste sábado, 23, e deixou moradores ilhados no Sítio Bravas. As residências foram invadidas por forte correnteza após a parede do açude ceder durante as chuvas intensas registradas no município desde a noite da sexta-feira, 22. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM-CE), ninguém ficou ferido, mas houve perdas materiais.

O POVO recebeu imagens registradas pelos próprios moradores da comunidade que mostram móveis e utensílios submersos durante a enxurrada. "Aqui não deu para salvar nada. Muita água, com certeza foi algum açude que torou e aqui a gente praticamente perdeu tudo, não tem solução. Mas somos gratos, porque nossas vidas fora preservadas, isso é o que importa", disse um morador enquanto registrava o alagamento na sua residência, onde o nível da água já estava prestes a alcançar a janela.

Por ter ocorrido durante a madrugada, a inundação pegou de surpresa os moradores da comunidade, que não tiveram tempo de salvar móveis e equipamentos eletrônicos da correnteza. "A água está dando quase na minha cintura. Só resta sair agora de dentro de casa e ver o que é que vai acontecer. Não dá tempo salvar certas coisas. A gente ainda conseguiu colocar a geladeira em cima do fogão, mas mesmo assim não teve jeito", lamentou um outro morador.

Procurado pelo O POVO, o prefeito de Cariús, Wilamar Palacio, disse que pelo menos dez residências foram diretamente afetadas pelo rompimento da barragem. Ele informou que esteve durante todo o dia e parte da noite deste sábado em visita às famílias afetadas e que, apesar dos transtornos, não há desabrigados. "Todas as famílias já puderam voltar para suas casas, felizmente. Estamos prestando toda a assistência desde cedo", afirmou Palácio.

O prefeito ainda acrescentou que além dos prejuízos materiais aos moradores, o rompimento da barragem também piorou as condições de mobilidade da área, já que a parede do açude também era utilizada como via de acesso para a zona urbana do município. "As estradas no entorno do açude ficaram numa situação muito difícil, sem contar na parede, que se abriu ao meio. Vamos ter que mobilizar todas as forças para recuperar o estrago", concluiu o gestor.

De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a chuva registrada em Cariús até a manhã deste sábado chegou a 19 milímetros (mm) no posto pluviométrico do Sítio Angico. Os moradores da comunidade afetada, no entanto, acreditam que essa foi a maior precipitação do ano na localidade.
Segundo a Funceme, nas últimas 24 horas ao menos 136 municípios cearenses registraram chuvas. Os maiores acumulados foram observados em Santa Quitéria (102 mm), Camocim (88 mm) e Juazeiro do Norte (86 mm).

*Da redação do BFJ, com O Povo.