![]() |
| Foto: Arquivo pessoal |
No alerta estão vigentes dois graus distintos de severidade. No grau de nível 2, ou 'perigo', estão 98 municípios cearenses, cuja pluviometria pode chegar a 100 milímetros por dia e ventanias com rajadas de até 100 km/h. A previsão meteorológica inclui Fortaleza, Região Metropolitana, Jaguaribe, todo o litoral norte e noroeste, bem como parte do sertão central.
Nesta classificação, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Para o nível 1, também chamado de 'potencial perigo', o Inmet incluiu 86 cidades. Nestas localidades, há possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos de até 60 km/h. O alerta é direcionado principalmente para o centro-sul do estado.
Para o nível três, escala mais forte de severidade, nenhum alerta foi emitido neste ano no Estado.
Previsão da Funceme
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou que o estado tem condições para chuvas em todas as macrorregiões, porém, mais concentradas na porção centro-norte do Ceará.
Para o sábado (23), os maiores acumulados deverão acontecer no centro-norte, começando pela faixa litorânea entre madrugada e manhã, expandindo-se para o interior do Estado entre tarde e noite. O mesmo cenário é esperado para domingo (24).
*Da redação do BFJR com g1.
