quarta-feira, 4 de maio de 2022

Ceará registra queda de 11% nos crimes por mortes violentas em abril

(foto: Divulgação/SSPDS)
O Ceará apresentou redução de 11,3% no índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). O dado foi resultado da comparação de ocorrências registradas no último mês de abril, com o mesmo período em 2021. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no mês passado, foram contabilizadas 244 mortes, contra 275 crimes violentos registrados em abril de 2021.  

    

Os CVLIs correspondem aos crimes de homicídio doloso, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e roubo com resultado morte, esse último também conhecido como latrocínio. Segundo os dados divulgados, o Estado também apresentou redução entre os meses de janeiro e abril deste ano, com 998 crimes registrados. No ano passado, no mesmo período, o Ceará teve 1080 casos, marcando uma redução de 7,6% nos CVLIs.            

                            

Os dados foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), pertencente à SSPDS. “Fechamos o primeiro quadrimestre do ano com uma significativa redução de homicídios quando comparado com o ano de 2021. É importante destacar que concluímos o ano passado com uma redução de 18% nos crimes violentos", destacou o gestor da SSPDS, Sandro Caron.


O secretário também frisou que a diminuição da criminalidade é graças ao trabalho das Polícias Militar e Civil do Ceará, bem como dos profissionais de inteligência e outros integrantes do sistema de segurança pública.


Região Metropolitana

Em relação aos índices de criminalidade, a Região Metropolitana de Fortaleza foi o território que apresentou maior retração. Em abril do ano passado, foram registradas 88 mortes provocadas por crimes violentos. Neste ano, no mesmo período, o território apresentou uma redução de 36,4%, contabilizando 56 casos.


Já no período de janeiro a abril de 2021, a RMF contabilizou 333 mortes violentas. Tratando-se do quadrimestre deste ano, os crimes violentos tiveram queda de 24%, quando foram registradas 253 CVLIs.


Fortaleza

A retração dos índices também foi registrada na Capital. Em Fortaleza, a redução em abril foi de 2,9%, indo de 69 casos para 67. Já entre janeiro e abril, a redução foi de 8,8%, indo de 320 para 292.

 


*Da redação do BFJR com O POVO.