sábado, 7 de maio de 2022

Festa de Santo Antônio - Prefeito de Barbalha confirma realização dos eventos do pau da bandeira e quermesses


O Prefeito Municipal de Barbalha, Guilherme Saraiva, anunciou na noite desta sexta-feira (6), por meio de live em suas redes sociais, como funcionará a realização da Festa de Santo Antônio no ano de 2022. A festividade não acontecia desde 2019, em decorrência da pandemia. Neste ano, sua abertura, representada pelo cortejo do Pau da Bandeira de Santo Antônio, está marcada para o último domingo de maio, dia 29.

Já a programação das festas do Parque da Cidade, que consiste em uma semana de festejos após a realização do dia do Pau da Bandeira, não ocorrerá este ano. Os recursos que seriam utilizados nesta organização, foram destinados à recuperação dos utensílios domésticos perdidos pelas famílias atingidas pela enchente, que alcançou o município no mês de abril. Mas, os eventos como “Noite das Solteironas”, “Cortejo do Pau da Bandeira”, “Procissão de Santo Antônio” e quermesses serão mantidos.

Conforme o líder do executivo, apesar das dificuldades atuais, a celebração da festa é de extrema importância para o Município, para além do conceito cultural. “A festa tem uma importância econômica muito grande. Ajuda a economia, traz visitantes, movimenta o mercado”, ressaltou. De acordo com o secretário de Cultura, Isaac Luna, “a festa será um reencontro do povo de barbalha com eles mesmos. Barbalha irá reviver sua maior tradição”, disse ao agradecer pela força de vontade do prefeito de realizar as celebrações de Santo Antônio mesmo diante do cenário atual.

A Festa de Santo Antônio é uma das maiores manifestações culturais brasileiras. Em 2015, foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Imaterial Brasileiro. Apresentações de artistas como Fábio Carneirinho, Flávio Leandro, Waldonys e Alcymar Monteiro já estão confirmadas.

*Da redação do BFJ, com ASCOM.