sexta-feira, 6 de maio de 2022

PREOCUPANTE! Casos de COVID-19 voltam a subir no Ceará

Foto: Fábio Lima

Em Fortaleza, a taxa de positividade é ainda maior, com 9,2% de todos os exames feitos na Capital na última semana de abril dando positivo para Covid-19. A última vez que a cidade apresentou uma taxa neste patamar foi em fevereiro de 2022. No entanto, devido ao número de exames computados ter sido muito maior em fevereiro (7.669, comparado ao número de exames da última semana de abril, 1.953), o número de casos também é proporcionalmente menor.


Para o infectologista Keny Colares, apesar do aumento ainda não mexer nos “grandes números” de casos, a taxa já representa uma maior circulação do vírus pelo Estado. “O mesmo fenômeno está sendo visto por vários lados, especialmente em São Paulo, onde estão detectando a mesma situação. Os casos ainda estão em um número baixo, mas sinalizam uma atividade maior da doença em relação ao que a gente vinha vendo em março e abril”, explica.


Um outro indicador que mostra maior presença do vírus é a taxa de concentração viral do coronavírus nos esgotos. Em Fortaleza, o vírus voltou a aparecer no monitoramento da rede de esgoto na metade de abril. Como explica o coordenador do Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará, José Xavier Neto, essa concentração demonstra o número de pessoas que estava eliminando o vírus no esgoto naquele determinado momento.


Do dia 13 de março a 9 de abril, nenhuma concentração do vírus foi registrada nos 10 pontos de esgoto monitorados pelo Estado. Para representar isso, os pesquisadores utilizam a cor verde. Já a partir da semana do dia 10 a 16 de abril, alguns pontos de monitoramento apresentaram concentrações do coronavírus e ganharam o alerta de cor amarela. Na última semana de abril, o índice aumentou novamente e passou a ser considerado laranja.


“Na última coleta, já veio laranja. A gente fica preocupado. Baseado na nossa experiência, estando no laranja acho que ainda é possível regredir e voltar para a normalidade. Mas se chegar no vermelho [maior nível de concentração do vírus da escala utilizada], as chances de começar outra onda são muito grandes”, afirma José Xavier.


Centros de testagem

Testes:


Durante a terceira onda da pandemia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) disponibilizou 25 centros de testagem espalhados por Fortaleza e pelo Interior. Após a diminuição dos casos, apenas dois centros mantidos pela Sesa continuam funcionando.


Onde:


Um deles, localizado no Hotel Excelsior, na Praça do Ferreira (Rua Guilherme Rocha, 172), atende às demandas espontâneas por ordem de chegada de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.


O outro centro, localizado no Aeroporto Internacional Pinto Martins, tem atendimento voltado apenas para viajantes que desembarcam no Ceará. Segundo a Sesa, este centro de testagem tem média de 55 testes por dia, enquanto aquele localizado no Centro de Fortaleza faz em média 15 testes por dia.-

 

*Da redação do BFJR com O POVO.