Como discorrido no post anterior, PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO é a gestão do pagamento de tributos de uma empresa, quer seja enquadrada no regime de tributação do SIMPLES NACIONAL, do LUCRO PRESUMIDO, DO LUCRO ABRITADO ou até mesmo do LUCRO REAL, como também da Pessoa Física, quando da opção da melhor maneira de Declarar seu Imposto de Renda.
A maior característica do Simples Nacional é a facilidade no pagamento dos tributos com cuja uma única guia, você pagará até 8 tributos. Isso gera uma grande economia com procedimentos burocráticos e maior facilidade no entendimento de relatórios contábeis e gerenciais que tratam dos tributos da sua empresa.
Diante de tantas vantagens do Simples Nacional, você deve estar pensando que não há motivos para optar por outros regimes tributários, certo?
Mas a verdade é que existem casos em que não é vantajoso fazer essa opção.
A alíquota do Simples Nacional nem sempre é a menor para qualquer tipo de empresa. Para alguns negócios, outros enquadramentos podem acarretar taxas menores, com menor tributação inclusive na distribuição dos lucros e dividendos, a depender de suas especificidades.
Outro ponto importante é que, no Simples Nacional, como falamos, o recolhimento é proporcional ao faturamento, e não ao lucro. Portanto, a depender dos números do seu negócio, isso pode deixar de ser uma vantagem.
A melhor dica que podemos dar é que você conte com o apoio de um contador na hora de escolher o melhor regime tributário para a sua empresa. Esse profissional sabe exatamente o que considerar e vai ajudar você a fazer a melhor escolha!
Somos a BFX CONSULTORIA.
Excelência em Contabilidade e Gestão Empresarial
Sou Ednaldo Belém Morais
Economista e Contador.