sexta-feira, 15 de julho de 2022

COLUNA DA FÁTIMA ALVES - Festa do Sagrado Coração de Jesus

 Festa do Sagrado Coração de Jesus


A Igreja celebra a Festa do Sagrado Coração de Jesus na sexta-feira da semana seguinte à Festa de Corpus Christi. O coração é mostrado na Escritura como símbolo do amor de Deus. No Calvário o soldado abriu o lado de Cristo com a lança (cf. João 19,34). Diz a Liturgia que aberto o seu Coração divino, foi derramado sobre nós torrentes de graças e de misericórdia. Jesus é a Encarnação viva do Amor de Deus, e seu Coração é o símbolo desse Amor. Por isso, encerrando um conjunto de grandes Festas (Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi), a liturgia nos leva a contemplar o Coração de Jesus.

Fonte IBGE        Fonte: youtube

A origem desta devoção se deve a Santa Margarida Maria, uma freira da Ordem da Visitação de Santa Maria, ordem religiosa fundada por São Francisco de Sales e Francisca Joana de Chantal em 1610. Santa Margarida Maria de Alacoque teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção. Foram três as aparições de Jesus: A primeira, deu-se a 27 de Dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675. Mais tarde, outra religiosa, a Beata Maria do Divino Coração, condessa de Droste zu Vischering, a partir de Portugal estendeu a esta devoção a todo o Mundo por meio de um acto de consagração solene pedido ao Papa Leão XIII.

Jesus deixou doze grandes promessas às pessoas que participassem das comunhões reparadoras das primeiras sextas-feiras. Disse Ele, numa dessas ocasiões a Santa Margarida Maria de Alacoque: “Prometo-te, pela Minha excessiva misericórdia e pelo amor todo-poderoso do meu Coração, conceder a todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final; não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos, e Meu Divino Coração lhes será seguro refúgio nessa última hora“.


Assim hoje na nossa história cotidiana, venho registrar um pouco da festa do Sagrado Coração de Jesus nesse ano de 2022. Este ano, o tema é “onde está o teu tesouro, aí está também o teu coração” Mt (6,21). A Paróquia atualmente tem como Pároco Fernandes José o qual chegou e sendo o sexto pároco a assumir a Paróquia na história.  


No momento encontra-se na pré festa, as comunidades rurais com suas capelas e seus respectivos padroeiros recebem a imagem com fervor e entregam com o mesmo ardor missionário. A Festa ocorrerá do dia 22 o dia 30 de julho, com uma programação que nos convida a vivenciar a espiritualidade do Coração de Jesus, e nossa unidade com Igreja. De fato é mais um momento marcante na nossa história local, por que o presente se faz passado e o registro do que se constrói ao longo da história marca a vida das pessoas, como a Festa do Coração de Jesus marcou a minha, sua e de tantos outros que vivenciaram em outras épocas e saborearam momentos que ficaram nas entrelinhas da vida.


Torna-se, portanto, mais um momento histórico pois do Coração de Jesus brota todo amor e misericórdia, acorramos como fiéis com fé e que está em busca do maior tesouro que é o Coração de Jesus.

 

Recepção do Sagrado Coração de Jesus na comunidade da Lagoa do Mato conduzida pela Comunidade do Sítio Bezerro