terça-feira, 12 de julho de 2022

COLUNA DO JERÔNIMO FREIRE: Você NÃO precisa ESTUDAR MUITO!

    Eu sei como é estudar muito, sentir-se preparado tecnicamente e mesmo assim não conseguir os resultados financeiros desejados, e antes que você comece a discordar de mim vou explicar melhor os motivos pelos quais você não precisa estudar muito, você precisa estudar certo e de forma estratégica.

    A maioria das pessoas privilegiadas, que tiveram a sorte, isso mesmo, a sorte de estudar nas melhores escolas e faculdades particulares, caíram no conto da “carreira linear”, ou seja, ouviram de seus pais que se estudasse muito, tirasse boas notas o seu sucesso profissional estava garantido.

    E seguindo esse conselho, você passou a se esforçar, conseguiu boas notas na escola, concluiu a faculdade, a pós-graduação e aguardou o tão sonhado sucesso. Passaram-se três ou quatro anos e nada “desse sucesso” chegar, às vezes você consegue um ou dois clientes, contratos com valores insatisfatórios, ou não consegue emprego e vem o grande sentimento de frustração.

    Alguns de seus amigos de colégio que tiravam notas ruins e que “não queriam nada com a vida” acabaram decolando na carreira antes que você. Começa a vir questionamentos como: O que eu fiz de errado? Por que eu não consigo clientes ou não sou contratado(a)?

    Para as perguntas anteriores há diversas respostas possíveis, dentre elas, podemos destacar que a faculdade não te ensinou assuntos transversais inerentes a negócios, administração de empresas, captação de clientes, marketing, finanças posicionamento digital, mercado, comunicação, networking e inovação.

    Outra possibilidade, é que você mesmo estudando tudo isso que mencionei, não põe em prática e tudo vira uma "obesidade mental”, sem execução, causando ainda mais frustração. Sendo assim, a ausência de conhecimento transversal ou o seu excesso causam os mesmos prejuízos, levando você a sentir insegurança, vergonha, medo do julgamento e pressão da família. 

    Para desenvolver sua carreira e potencializar os resultados é preciso planejar, estudar estrategicamente, escolher indicadores de desempenho, medir constantemente os resultados, estabelecer metas claras, atingíveis, determinar o tempo para alcançá-las, se conectar com pessoas que possam contribuir para o alcance das metas e seguir um passo por vez.

    Assim você conseguirá sentir se está ou não no caminho certo. Caso não saiba como iniciar sua jornada, há profissionais que podem lhe ajudar nesse sentido.

Você está satisfeito com os seus resultados?

Jerônimo Freire.