quinta-feira, 14 de julho de 2022

Insegurança alimentar atinge um quarto da população brasileira, diz Datafolha

 (foto: Samuel Setúbal/O Povo) 

A insegurança alimentar atinge pelo menos um quarto da população brasileira, segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira, 27, pelo jornal Folha de S.Paulo. O levantamento indica que um em cada quatro brasileiros afirma não ter alimentos suficientes em casa para as refeições da família.                                

             

Percentualmente, chega a 26% o total de entrevistados que relataram falta de comida no dia a dia. Outros 62% disseram ter alimentação suficiente, enquanto 12% afirmaram ter mais do que o necessário. A pesquisa ouviu 2.556 pessoas em 181 municípios brasileiros entre quarta-feira, 22, e quinta-feira, 23, da semana passada.


Conforme o levantamento, a falta de alimentos atinge principalmente pessoas das camadas sociais de menor renda. Um dos exemplos é o grupo que recebe até dois salários mínimos (R$ 2.424) por mês. 38% deles afirma não ter alimentação suficiente para garantir o sustento da família. O problema também é sentido por moradores das regiões Norte e Nordeste.                            

      

No recorte por perfil, os desempregados são os mais afetados pela insegurança alimentar: 42% deles disseram não ter alimentação em quantidade suficiente. Entre as pessoas que desistiram de buscar emprego —os desalentados— a falta de comida foi relatada por 39% dos entrevistados, donas de casa por 38% e autônomos por 27%

 

*Da redação do BFJR com O POVO.