quarta-feira, 13 de julho de 2022

Renegociação do Fies está suspensa? Entenda como conseguir 99% de desconto

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com até 99% de desconto é garantida por lei e já está em vigor. Medida permite ainda o parcelamento em até 150 vezes na negociação de débitos do fundo.

Com a conversão da MP em lei, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil suspenderam a realização de novas contratações do refinanciamento até o Comitê Gestor do Fies emitir uma nova regulamentação com as diretrizes aprovadas pela nova lei. Após tal publicação, um calendário com datas para abertura de novos pedidos de refinanciamento do Fies será divulgado pelas instituições financeiras. 

Ainda não há uma previsão de quando as renegociações serão retomadas. As condições e o percentual de desconto variam de acordo com o perfil de cada aluno e com o tempo de atraso no pagamento. Assim:

a) Estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou que foram aprovados no Auxílio Emergencial ou que recebem o Auxílio Brasil terão desconto de 99% sobre o valor total da dívida. 

b) Demais estudantes, com débitos em aberto há mais de 360 dias, terão direito a descontos de até 77%.

Do BFJR com O POVO