quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Simone Tebet apoia Lula no segundo turno


A candidata a presidente Simone Tebet (MDB), que ficou em terceiro lugar na disputa do primeiro turno, declarou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno. "Ainda que mantenha as críticas ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, depositarei nele o meu voto porque reconheço seu compromisso pela democracia e constituição, o que não reconheço no outro candidato", disse Tebet nesta quarta-feira, 5, em uma coletiva de imprensa. Era aguardada uma foto entre os dois, mas a imagem fica só para a quinta-feira, 6.

Segundo Tebet, seu apoio a Lula é um gesto em "amor ao Brasil". A ex-presidenciável também falou que até o dia 30 de outubro - data do segundo turno - ficará nas ruas em campanha. "Peço desculpas pelos meus amigos que queriam uma neutralidade. O que está em jogo é muito maior do que a perda de capital político. Não anularei meu voto, não votei em branco, não me cabe a neutralidade a um povo que precisa ser reunido", afirmou.

Mais cedo, Lula e Tebet almoçaram na casa da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (Solidariedade) para acertar os detalhes do acordo. A senadora entregou ao ex-presidente cinco sugestões para o programa de governo do candidato petista, incluindo pontos como reformas administrativa e tributária, e um grupo de ministros mais plural e igualitário entre homens e mulheres.

*Da redação do BFJ, com Exame.