sexta-feira, 5 de maio de 2023

COLUNA DA FÁTIMA ALVES - Homenagem a Luzia Januária


 Homenagem a Luzia Januária


O Cotidiano de Brejo Santo nos surpreende, por que o cotidiano é o hoje, que se torna passado e que esse passado se torna presente. Nasci na Rua Heráclito Alves de Moura, antiga Rua 15 de novembro, que faz travessa com a rua João Lucena, enfim, foi lá que vi a história de Luzia Januária acontecer e sempre me chamava atenção, parecia que que o tempo não passava para ela, por que não envelhecia. Outro dia encontrei com Chicá e Luzia pelas ruas da cidade fiquei surpresa com a altivez e conversa das duas.


Filha de Sebastião dos Santos e Pastora Januária Santana (in memoriam), Luzia se tornou conhecida na cidade, sempre morou em Brejo Santo, uma excelente profissional, uma eximia cozinheira, trabalhou por muito tempo na casa dos Amaro, na Casa do Sr. Napo. Luzia também trabalhou em São Paulo por 20 anos em uma das redes de Hotel Sheraton, um dos hotéis mais famosos, onde recebia muitos famosos, inclusive cantores. Luzia vivia aposentada, com suas irmãs Chicá e Chicolina na mesma rua e na mesma residência. 


Luzia fez a história no cotidiano acontecer na cidade Brejo Santo, e merece nossa referência, nossa gratidão e nossa homenagem. Em conversa, houve a expressão de quem é simples e sua na sua humildade e grandeza de personalidade expressou: “pois é minha filha é tão bom ser reconhecida não é!?” E conclui com a frase: “Falar quem somos já está bom demais”.


A vida nos reserva as surpresas, e Deus arrebatou Luzia para os seus braços, embalada pelo manto de Nossa Senhora. Luzia repousa na vida eterna em Cristo na espera da ressureição definitiva. Que Deus conforte a todos da família e suas irmãs!



*Fonte: g1