sábado, 27 de maio de 2023

Governador Elmano de Freitas e ministro Waldez Góes vistoriam barragem de Jati


O governador Elmano de Freitas vistoriou, neste sábado (27), a barragem de Jati (CE), estrutura integrante do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). A visita também contou com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Elmano de Freitas ressaltou a importância da chegada de recursos federais para a Região do Cariri visando garantir segurança hídrica para os cearenses. “Através da chegada do ministro recebemos ótimas notícias. O presidente Lula garantiu o envio de recursos importantíssimos para a barragem de Jati, equipamento vital para o Cinturão das Águas. Tenho certeza que isso é muito importante para a cidade, para a população e para toda a região”, pontuou.

A barragem é o ponto de partida do Cinturão das Águas (CAC), concebido para viabilizar uma maior capilaridade das vazões transpostas pelo PISF. No trecho 1, que vai de Jati até Cariús, são aproximadamente 146 km de caminhamento, compreendendo segmentos de canal a céu aberto, túneis e sifões, com a função de aduzir a água derivada do Projeto de Integração do São Francisco até o Açude Castanhão e futuramente a Região do Cariri.

Waldez Góes salientou que sua visita ao Ceará foi determinação pessoal do presidente Lula, tratando o caso de Jati como prioridade. “Recebi determinação pessoal do presidente Lula para que as questões relacionadas à segurança hídrica no Nordeste fossem tratadas como prioridade. Também foi solicitação do presidente que possamos estabelecer a barragem de Jati para seu funcionamento pleno o quanto antes”, analisou.

Também estiveram presentes os deputados estaduais Guilherme Landim, Evandro Leitão e Jeová Mota; o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira; o secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Robério Monteiro, a prefeita de Jati, Monica Mariano; a prefeita de Brejo Santo, Gislaine Landim; o prefeito de Barbalha, Guilherme; o prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, além de outras autoridades.

*Fonte: ASCOM GOV. CE.