Foto: Reprodução/Redes Sociais |
Depois do sucesso na repatriação do Ubirajara Jubatus, um grupo de cientistas iniciou um movimento para o retorno de outro fóssil cearense, o Irritator Challengeri. Para isso, a equipe planeja enviar até setembro uma carta aberta ao governo do estado de Baden-Württemberg, na Alemanha, onde o crânio do animal está exposto.
Esse documento planeja demonstrar a importância que o fóssil pode ter para o avanço da ciência nacional e o conhecimento sobre a espécie. O texto busca colher assinaturas de pessoas comuns e estudiosos no assunto, a fim de chamar atenção pública e acadêmica para a repatriação do Irritator.
“Ele é um fóssil encontrado na Chapada do Araripe, mas como acontece com muitos fósseis contrabandeados, não sabemos em qual estado ele foi encontrado. Mas, independentemente disso, ele traz informações muito valiosas para a ciência e seria de grande importância para que os habitantes da região tenham contato e conheçam o seu patrimônio”, afirma o paleontólogo Juan Cisneros, um dos escritores da carta.
Fonte: O POVO