quinta-feira, 23 de novembro de 2023

COLUNA DO LEANDRO GOMES - A HIPOCRISIA DO DIA 20 DE NOVEMBRO

Dias de luta, resistência, respeito e justiça são conceitos que devem ser sentidos e praticados durante todos os dias do ano, a consciência humana é esquecida e a turma da “lacração” quer mostrar serviço e se auto promover em cima das causas social nas quais não vivem e nem sabem o porque acontecem.  

Foto: Adobe Stock
Seria tão interessante utilizarmos da cultura afro durante todo o ano, em eventos diversos, são várias datas comemorativas as quais a sociedade acha motivos comercias para se comemorar. Incluir nessas comemorações estéticas artísticas do movimento negro é uma forma de viver e refletir sobre o dia a dia de um povo que historicamente é tão oprimido e hostilizado. Não quero aqui desmerecer um dia tão importante, apenas gostaria de ver por exemplo uma apresentação de capoeira em outros eventos socias, dia dos pais, dia das mães, dias das crianças etc. 

Mais o porquê da importância de se falar nessa temática todos os dias? A resposta é bem simples, diariamente, semanalmente atos de racismo, mortes devido ao racismo, ações de preconceito e injuria racial são vistos nos noticiários e vistos em nossa cidade do nosso lado. O ideal seria se no dia 20 de novembro fosse um dia concreto de luta para se combater o racismo não somente um ato de reflexão. 
Debater esse assunto nas nossas câmaras municipais, nas nossas casas legislativas, nas nossas universidades, nas nossas escolas em nossas casas é algo de extrema urgência, uma luta constante sobre a desinformação que vem se acentuado no nosso país nos últimos anos. Se faz necessário lutar contra opiniões que descredibilizam os movimentos socias históricos e fazem que o dia da consciência negra se resuma ao dia 20 de novembro. 
 A luta é diária!