Festival dos Jatobás - Vila Compra Fiado, Brejo Santo-CE – 1ª Edição
O jatobá (Hymenaea courbaril L), também conhecido como jatobá-verdadeiro ou jatobã, é uma espécie de planta presente na Amazônia, na Mata Atlântica, no Pantanal e no Cerrado com ocorrências do Piauí até o Paraná e também no Compra Fiado, zona rural de Brejo Santo - Ceará. A origem de seu nome vem do Tupi e quer dizer “árvore com frutos duros”. No passado, foi muito utilizada pelos povos indígenas em momentos de meditação, por isso é considerada sagrada. Apesar de ser uma árvore longeva, a exploração da madeira e a derrubada das florestas, coloca-o sob ameaça de extinção, fato que preocupa ambientalistas e os moradores da Vila Compra Fiado.
Para nós “comprafiadenses”, os jatobás possuem um valor sentimental por sua presença memorável em quase todas as vivências coletivas do lugar. É que, os benefícios do jatobá na comunidade vão além da oferta de suas sombras e de servir de alimento, ajudar na cura de doenças devido a produção de xaropes. Os dezesseis pés de jatobás que ali cresceram, servem de palco para os mais diferentes tipos de encontros, festas e vivências coletivas dos moradores desde a década de 1940, o que fez os integrantes da associação enxergar a necessidade de pesquisar mais sobre a planta e expor à comunidade em geral e visitantes, principalmente, junto às crianças e jovens.
Conhecer a importância de preservar e plantar novas árvores para que as futuras gerações possam conhecer os mais variados benefícios oferecidos pelos jatobazeiros é um dos objetivos do primeiro Festival dos Jatobás, que acontecerá dos dias 07 a 09 de dezembro de 2023. O evento conta com uma programação recheada de deliciosas receitas com o fruto dos jatobazeiros como principal ingrediente e com uma programação educativa e cultural composta de palestras, stands e banners informativos sobre a espécie vegetal, rodas de conversas e de histórias com profissionais renomados, parceiros do Projeto Memórias do Compra Fiado.
Um forró pé de serra, com artistas da terra (Vitim do Acordeon e Lívia Andrade) vai encerrar a programação em parceria da SECULTBS, SEDUBBS, SEINFRA, SEMMA (Prefeitura Municipal de Brejo Santo), do CCBNB – Cariri e de lideranças da comunidade. O evento comunitário conta com apoio, trabalho e realização de muitas mãos unidas em prol de um bem comum: o futuro! Que venham muitas edições desse festival dos jatobás!
Sandra Sousa e Veridiane Rosa