Acabou, ou melhor... começou! Finalmente 2024 começou, no Brasil é assim, o carnaval acaba e o ano começa. Você concorda com isso?
É comum escutarmos a seguinte frase “O ano só começa depois do carnaval”. Essa frase carrega consigo uma simbologia muito forte em nosso país. Marcamos o tempo em antes e depois do carnaval, antes e depois das folias e festividades carnavalescas, colocamos os prazeres e a liberdade que esse período nos faz sentir acima dos nossos compromissos e projetos de início de ano. Os prazeres são colocados em evidencia e a rotina, colocada em segundo plano.
Ao falarmos que “o ano só começa depois do carnaval” traz também uma desculpa para a procrastinação, a preguiça de pôr em pratica projetos e trabalhos que em sua maioria são necessários para nosso desenvolvimento pessoal e econômico. Saber que as extravagâncias e o sentimento de contentamento o qual o carnaval nos proporciona, é algo passageiro, se torna essencial para uma preparação de volta a nossa exaustiva rotina.
Portanto, toda vez que você ouvir alguém falar “ O ano só começa depois do carnaval”, deve-se entender que essa citação não se trata apenas sobre a festividade tradicional mais popular do nosso país, mais também, de algo que transcende as alegorias e fantasias, algo mais amplo, algo que estar ligado diretamente à cultura brasileira, ao comportamento social e a forma que nós brasileiros agimos com seus propósitos e sonhos.
E o seu ano, já começou ou só vai começar agora?