sexta-feira, 8 de março de 2024

COLUNA DA FÁTIMA ALVES - Mulher protagonista de resistências!

A mulher se tornou protagonista na sociedade atual ao exercer seu papel de profissional, de mãe, esposa, executiva, política, igreja, enfim, no mercado do trabalho, uma presença marcante na história. Hoje nossa história cotidiana traz de maneira especial as mulheres guerreiras que faz e, que cotidianamente lutam e vencem com  a força da fé.


O dia Internacional da Mulher foi oficializado pelas Nações Unidas na década de 1970, e este dia marca a luta histórica das mulheres para terem suas vidas equiparadas aos dos homens. Este dia simboliza não só a luta contra a desigualdade salarial, mas também a luta contra o machismo e a violência. Foram anos de resistências, "A construção dessa data está relacionada a uma sucessão de acontecimentos” (https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-mulher.htmmas), em 1960 esse dia já tinha se tornado tradicional. Esse dia não é só uma data comemorativa, mas nos convida a refletir sobre o convívio familiar, afetivo e social e as questões relacionadas ao mercado de trabalho. 

Foto: Brasil Escola

"O 8 de março é um dia para reflexão a respeito de toda a desigualdade e a violência que as mulheres sofrem no Brasil e no mundo. É um momento para combater o silenciamento que existe e que normaliza a desigualdade e as violências sofridas pelas mulheres, além de ser um momento para repensar atitudes e tentar construir uma sociedade sem desigualdade e preconceito de gênero” (https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-mulher.htm).

Imagem: Brasil Escola

Sigamos com a nossa luta cotidiana em prol de igualdade social, salarial e por direitos iguais. Somos fortes por que somos muitas. Avante dom nossas conquistas!