terça-feira, 21 de maio de 2024

Programa Primeira Infância Antirracista alcança Brejo Santo e outras quatro cidades do Cariri

Ontem, dia 20 de maio, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, foi lançada oficialmente a estratégia Primeira Infância Antirracista (PIA) no Ceará. Desenvolvido pelo Unicef, em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e o Governo do Estado, o programa abrange 34 municípios, incluindo Brejo Santo, Crato, Mauriti, Missão Velha e Porteiras.


A iniciativa visa combater práticas racistas e educar crianças para o respeito a todas as etnias, promovendo a inclusão social desde a primeira infância. A seleção dos municípios foi baseada em uma avaliação dos Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPI) realizada pelo Unicef e outras organizações parceiras. Os critérios incluíram as propostas já implementadas pelas gestões municipais, os recursos disponíveis e a população negra, indígena e quilombola residente em cada localidade.


Dos 184 municípios cearenses, apenas 34 foram escolhidos para essa primeira fase do PIA. Entre eles, destacam-se Brejo Santo, Crato, Mauriti, Missão Velha e Porteiras, que terão a oportunidade de aprimorar suas políticas públicas e ações antirracistas direcionadas à primeira infância.


Rui Aguiar, chefe do escritório do Unicef no Ceará, informou que os municípios selecionados serão contatados em junho para detalhamento do projeto e orientações sobre melhorias nos planos municipais. Em seguida, técnicos, gestores e professores dessas regiões participarão de oficinas de capacitação, que começarão em julho.


As oficinas serão divididas em três polos regionais, com a presença de profissionais da rede pública e lideranças comunitárias. A primeira oficina será em Fortaleza, abrangendo a Região Metropolitana, Sertão Central e Jaguaribe. O segundo polo será em Sobral, focando no Litoral Oeste e Região Norte. O último polo, que inclui Brejo Santo, Crato, Mauriti, Missão Velha e Porteiras, ocorrerá na cidade do Crato, atendendo a região do Cariri cearense.


Veja a lista dos municípios que integram o programa

Acaraú

Aquiraz

Araripe

Baturité

Beberibe

Brejo Santo

Caucaia

Crateús

Crato

Fortaleza

Granja

Horizonte

Icapuí

Iracema

Itapipoca

Itarema

Maracanaú

Mauriti

Missão Velha

Monsenhor Tabosa

Novo Oriente

Pacatuba

Pacujá

Poranga

Porteiras

Quiterianópolis

Quixadá

Salitre

São Benedito

São Gonçalo do Amarante

Sobral

Tamboril

Trairi 

Tururu.



*Fonte: O Povo