O Coração de Jesus ficou esquecido por muitos anos pela humanidade, mas no ano de 1675, durante a oitava da Festa de Corpus Christi, Jesus se revela a Santa Margarida Maria Alacoque dizendo: “Eis o Coração que tanto amou os homens, que nada poupou, até se esgotar e se consumir para lhes testemunhar seu amor. Como reconhecimento, não recebo da maior parte deles senão ingratidões, pelas suas irreverências, sacrilégios, e pela tibieza e desprezo que têm para comigo na Eucaristia. Entretanto, o que Me é mais sensível é que há corações consagrados que agem assim. Por isto te peço que a primeira sexta-feira após a oitava do Santíssimo Sacramento seja dedicada a uma festa particular para honrar Meu Coração, comungando neste dia, e O reparando pelos insultos que recebeu durante o tempo em que foi exposto sobre os altares”.
“Prometo-te que Meu Coração se dilatará para derramar os influxos de Seu amor divino sobre aqueles que Lhe prestarem esta honra”.
Mês de Julho na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Brejo Santo/CE é o mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. É uma devoção que atravessa séculos, e trago hoje a reflexão de que ela não pode ser estéril, feita de rituais, mas de amor e ação missionária. A Festa não se restringe a trinta dias ou nove dias (novenário) mas, no cotidiano. Jesus nos remete essa devoção e ação quando proclama: “Vinde a mim todas vós que estais cansados e oprimidos, e eu os aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11, 28-30).
É um convite a conversão a imitarmos seu doce coração, um coração que é todo perdão, esperança, vida em comunidade, nele não cabe amarguras, raivas, muito menos ódios, mas sim humildade e unidade. Mas e aí? Como anda o nosso coração? Carregado? Aliviado?
Então, no cotidiano de nossa caminhada coloquemo-nos diante do Coração de Jesus que tanto amou o mundo e os homens, e reflitamos sobre nossa ação missionária e de fiéis que temos como Padroeiro o Sagrado Coração de Jesus Manso e Humilde de Coração!
Maria de Fátima Alves Moreira – Professora e Historiadora.