sexta-feira, 19 de julho de 2024

COLUNA DO LEANDRO GOMES

TRADIÇÃO E BELEZA - CONCURSO RAINHA DA VAQUEJADA EM BREJO SANTO-CE.

Ser RAINHA DA VAQUEJADA sempre esteve no imaginário de uma boa parcela das jovens brejo-santenses, refletindo a importância cultural e social desse papel na comunidade. A vaquejada é uma tradição profundamente enraizada no nordeste brasileiro, e ser eleita rainha desse evento significa mais do que ostentar um título de beleza; é uma honra que simboliza o reconhecimento da cultura local e a valorização das tradições do município.


O título não deve envolver somente a beleza física. Devemos levar em consideração uma combinação de carisma, conhecimento cultural, engajamento comunitário, simpatia e habilidades de comunicação. Esses atributos devem ajudar a eleger uma representante que não só personifica a estética desejada, mas que também tem a capacidade de representar e promover a cultura da VAQUEJADA de maneira significativa e respeitosa em Brejo Santo. 


Durante as festividades em homenagem ao aniversário da cidade o concurso para a escolha da RAINHA DA VAQUEJADA tornou-se um evento tradicional de grande importância, gerando anualmente uma expectativa contagiante entre a população que se envolve de maneira intensa. Famílias, amigos e vizinhos se unem para apoiar suas candidatas favoritas, e as torcidas organizadas anima o parque de eventos no dia do desfile. 


Um sonho que vai além da beleza física, é uma expressão de identidade cultural, um símbolo de empoderamento feminino e uma oportunidade de representar e valorizar a rica tradição da vaquejada que é um dos esportes prediletos dos nossos munícipes. Para as jovens de Brejo Santo, esse título deve ser uma honra que deve refletir seu amor pela cultura local e seu desejo de contribuir para a preservação e celebração das tradições de nossa cidade e do nordeste brasileiro.