Foto: Reprodução |
O programa de polos de irrigação do MIDR visa identificar regiões com grande potencial para a agricultura irrigada que ainda não receberam intervenção pública federal. Estes polos recebem investimentos do estado, fomentando o desenvolvimento agrícola e atraindo novos investimentos para a região. “A criação desses polos é essencial para impulsionar a agricultura irrigada no Ceará e trazer mais oportunidades para nossos produtores”, destacou o secretário da SDE, Salmito Filho.
Até o momento, o Ministério já lançou 12 polos de irrigação em todo o Brasil, nenhum deles no Ceará. A expectativa é que o polo da Ibiapaba seja lançado primeiro, seguido pelo do Cariri até o final do ano. Para o polo do Cariri, que ainda está em fase de definição, há planos de incluir diversas culturas, ampliando o potencial de desenvolvimento agrícola da região.
A implementação desses polos contará com a participação do governo estadual, de diversas instituições, da Faec e dos produtores locais. Segundo o secretário executivo do Agronegócio da SDE, Sílvio Carlos Ribeiro, que esteve presente na reunião, o processo será dividido em três fases: definição e delimitação da área, reuniões com instituições e gestores regionais, e, finalmente, a publicação da portaria oficializando o polo.
O Secretário Salmito Filho expressou confiança no andamento dos trabalhos: “Acredito que, até o final do ano, teremos concluído e lançado o polo de irrigação do Cariri.”
*Fonte: Ascom SDE