Natal e Ano Novo!
Duas datas significativas para todos nós! Podemos encerrar o ano com o celebre clássico da cantora Simone: “Então é Natal, o que você fez? O ano termina e nasce outra vez!”. Estamos na oitava do Natal, o nascimento do menino Jesus ainda pulsa em cada um de nós. A festa cristã que celebra o amor, o perdão, a reconciliação e a vida.
A música pergunta e o que você fez? Sim, o que foi feito durante o ano de 2024 para chegarmos a 2025? Momento de reflexão individual, por que o Natal celebramos no cotidiano: na família, no trabalho, nas amizades, nos desconfortos da vida, nos problemas que surgem, por que junto vem a fé e a coragem de vencer, então é Natal!
O Ano termina e nasce outra vez: o perdão, a reconciliação, as amizades, o relacionamento na família, a convivência no trabalho, tudo outra vez. Mas precisamos rever nossas atitudes, o que foi frutífero, o que precisa de ajustes, que novo caminhar precisamos trilhar. Quando mudo em mim, o outro muda, e tudo ao redor fica melhor. Momento de olhar para o outro, para os acontecimentos mundiais, principalmente os conflitos entre os países, onde muitas pessoas morrem inocentemente. É o novo dentro do velho, o velho no novo, enfim, reflexão e ação.
Que possamos em 2025 nos tornamos pessoas melhores, seres humanos mais solidários e que nossas atitudes sejam pautadas na fé e no amor, como bem diz a canção: “Que seja feliz quem souber que é o bem”.
Feliz ano Novo!
Meus sinceros votos
Maria de Fátima Alves Moreira (Professora e Historiadora)