Nesta quinta-feira, 26 de dezembro, o governador Elmano de Freitas (PT) anunciou 12 mudanças significativas no Governo do Estado, incluindo seis trocas de secretários e alterações em assessorias e órgãos vinculados, além da nomeação de um novo líder do governo na Assembleia Legislativa.
As principais mudanças são:
Jade Romero (MDB) deixa a Secretaria das Mulheres e assume a Secretaria da Proteção Social, anteriormente liderada por Onélia Santana, agora conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A deputada Lia Gomes (PDT) assume a pasta das Mulheres.
Waldemir Catanho (PT) é transferido da Articulação Política para o Detran, enquanto Nelson Martins (PT), ex-chefe de gabinete, assume a Articulação Política.
Gabriel Rochinha assume a chefia de gabinete.
O ex-vice-governador Domingos Filho (PSD) é nomeado secretário do Desenvolvimento Econômico, substituindo Salmito Filho (PDT).
O deputado federal Eduardo Bismarck (PDT) assume a Secretaria do Turismo, cargo anteriormente ocupado por Yrwana Albuquerque.
Fernando Santana (PT) assume a Secretaria dos Recursos Hídricos, que estava sob comando interino desde a saída de Robério Monteiro (PDT).
Max Quintino assume o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, após a saída de Chagas Vieira da Casa Civil.
Além disso, foram feitas as seguintes nomeações:
Nelson Martins (PT) - Secretaria da Articulação Política
Gabriel Rochinha - Assessoria Especial de Chefia de Gabinete
Frank Ranier Prado - Assessoria Especial de Assuntos Comunitários
Luiza Martins - CearáPar
Lena Ximenes - TV Ceará
Guilherme Sampaio (PT) - Líder do Governo na Assembleia Legislativa
Essas mudanças visam fortalecer a gestão e a articulação política do governo, refletindo um novo direcionamento para as políticas públicas do Ceará.
*ASCOM.